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Enviada em: 10/06/2018

Sutil     A palavra reforma possui características diferentes da palavra revolução. Esta última seria a profunda mudança de um sistema ou de base de valores de maneira rápida e imediata. Já aquela significa fazer devidas mudanças de uma maneira progressiva, devagar. Dessa maneira, a Reforma do Ensino Médio procura realizar transformações na estrutura didática escolar de forma sutil e estudada, de modo a não provocar mudanças muito impactantes que afetem de maneira negativa os estudantes de nível médio do Brasil.        Reformar significa melhorar, mesmo que não agrade a todos os envolvidos na melhora. A única questão que não deve ser seguida é a da elitização da tomada de decisão. As mudanças referentes aos planos didáticos no ensino médio devem sim ocorrer, mas de maneira a que todos os envolvidos possam argumentar e chegar a um consenso.       Portanto, é de importância que o tema Reforma do Ensino Médio seja ainda mais trabalhado pela mídia, de maneira a encontrar uma solução de ordem social e pública, com a ideia da conscientização global de todos os indivíduos envolvidos. Assim também devem estes ter o direito de opinar a respeito e de ajudar nas decisões do futuro educacional do Brasil.