Materiais:
Enviada em: 30/09/2018

O Brasil é um país com índices educacionais baixos. Possui um ensino médio ruim e necessita de mudanças. Porém, as transformações precisam ser democráticas, proporcionando a participação de estudantes e profissionais da educação. Por isso, deve-se ater a forma como a reforma é implementada, além de faltar a valorização dos professores e trabalhadores das escolas.        Transformar o ensino médio no Brasil é difícil devido a extensão territorial e a quantidade populacional. Logo, seria preciso um amplo debate envolvendo todos os cidadãos do país, compreendendo as diversidades encontradas no território brasileiro. Assim, um novo ensino médio seria construído a partir da participação dos interessados, diferente da forma como foi adotado, por meio de Medida Provisória (M.P), vinda do presidente Michel Temer.        Outrossim, professores no Brasil recebem um salário vergonhoso. A estrutura das escolas é precária na maioria das cidades do país. Como resultado, a reforma objetiva reverter esse cenário. Um grande investimento deve ser movimentado para a educação, aumentando significativamente a porcentagem do produto interno bruto (P.I.B) que é destinado ao setor educacional.        Portanto, com o objetivo de reformular o ensino médio, mas de forma coerente, é cabível que o estado, por intermédio dos políticos, invistam grande parte do P.I.B na educação. melhorando o salário dos professores e demais funcionários, junto com a melhoria dos espaços escolares. Além disso, transformar o ensino depende da participação dos cidadãos, com debates, propostas, discussões.