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Enviada em: 27/09/2018

Muito comentada nos últimos meses, a reforma do ensino médio, projeto que terá início por volta de 2018 ou 2019, tenta modernizar e reestruturar a educação com o aumento da carga horária e maior autonomia para o aluno. Contudo, as partes que mais sofrerão seus impactos não estão sendo devidamente ouvidas. Nesse sentido, é necessário discutir a reforma do ensino médio e uma intervenção ser tomada.              Em um primeiro momento, cabe salientar que apesar dos esforços das esferas governamentais, a educação brasileira é de péssima qualidade. De fato, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o país está entre os últimos colocados no ranking de qualidade de educação. Dessa forma, comprova-se a ineficiência dos programas de ensino. Em vista disso, é bastante positivo que alternativas sejam discutidas, pois é inadmissível que - ainda de acordo com as métricas do PNUD – a sexta maior economia, o Brasil, fique atrás de países como a Tailândia em tal ranking.               Em outro período, é necessário analisar que a reforma do ensino médio estava sendo feita de maneira aberta e democrática. Em razão disso, não havia ainda consenso entre quais melhorias deviam ser feitas. No entanto, havia a discussão e o debate acerca do referido Projeto de Lei (PL) - o que foi extinto. Com efeito, foi retirada a parte mais importante do cerne da discussão, os professores e alunos, os quais sentirão os impactos da PL: aumento da carga horária dos componentes curriculares e manutenção da baixa qualidade de ensino.              Sendo assim, medidas precisam ser tomadas. Para isso, cabe ao Estado paralisar - por ora - a reforma do ensino médio. Concomitantemente, ele (em parceria com o Ministério da Educação) deve criar a “jornada da reforma da educação”. Tal projeto consistirá em encontros mensais em Brasília com especialistas nacionais e internacionais no assunto, além de autoridades políticas, alunos e professores. Assim, sua finalidade será ouvir e discutir democraticamente as problemáticas intrínsecas do tema afim de buscar e aplicar as soluções cabíveis.