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Enviada em: 01/10/2018

Segundo MEC, “o Novo Ensino Médio trata da oferta de uma alternativa de formação média de nível técnico e profissional. Nessa proposta, essa formação deverá ocorrer dentro do programa escolar regular, que hoje só é possível nas escolas de tempo integral. Com isso, será possível que os jovens continuem desenvolvendo as competências gerais que fazem parte da base comum e possam se dedicar a atividades de cunho mais prático e aplicado, desenvolvendo competências específicas em áreas profissionais, capacitando-se para o trabalho qualificado, e continuem os estudos em nível superior, em cursos tecnológicos e superiores, em uma etapa seguinte”. Contudo, esse novo modelo repercute em diversas áreas, como por exemplo, há uma maior inserção no mercado de trabalho e a desvalorização das matérias opcionais.              O novo ensino médio,  está anteferindo à uma formação técnica, a qual foca-se em uma atuação especifica, em que o aluno opta por matérias de acordo com seu curso, facilidade e seu perfil. No entanto, este pode trazer inúmeros benefícios, como uma rápida inserção no mercado de trabalho. "Muitos veem a trajetória em uma graduação como um caminho muito longo, então optam pelo curso técnico integrado ao ensino médio. Além disso, o retorno financeiro logo após a conclusão dos estudos é outro ponto que chama atenção dos alunos, pois muitos após o estágio são efetivados com salários mais altos em relação a outros jovens de mesma idade, por ocuparem, inclusive, cargos de chefia", conforme a coordenadora Thais Tormen.              Anualmente, o ensino médio completa 800 horas, em relação ao novo sistema, o qual é composto por 1400 horas. O aumento da carga horaria foi proposto para a atuação de um modelo integral, sendo constituído por matérias obrigatórias, como por exemplo, matemática, português e inglês; matérias opcionais. Entretanto gera uma desvalorização em temas facultativos ao perfil do aluno.               Portanto, é necessário que o Ministério da Educação realize a reforma com grandes investimentos, para enfatizar o desenvolvimento o aluno e oferecer à ele mais oportunidades e inserção no mercado de trabalho.