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Enviada em: 30/10/2018

Durante o Brasil Colonia foi fundada em Salvador a primeira escola pelos jesuítas. Na atualidade, muito se diz em usar a educação como ferramenta para a integração. No entanto, a estrutura educacional e pedagógica referente ao novo ensino médio, se mostra um retrocesso uma vez que torna o ensino desigual e atrapalha a construção do cidadão como um ser social.   Para o sociólogo Paulo Freire, a educa~]ao tem um papel relevante na transformação da sociedade, e sem ela nada muda. Dessa maneira. a nova diretriz de base da educação apresenta uma reforma, no qual torna facultativo o ensino de disciplinas como filosofia, sociologia, geografia, história e biologia. Logo, o estudo dessas matérias está ligado aos trabalhos em grupos, diálogos com a coletividade e a leitura crítica da realidade, ou seja, a não oferta como obrigatória atrapalha a formação de ideias, formando assim pessoas intolerantes, alienadas, sem preparo pra convívio em sociedade e sem senso crítico.      Outrossim, a intensificação da desigualdade é outro fato, uma vez que propõe orientar 40% dos conteúdos a  distância. Contudo, segundo o Censo de 2010, cerca de mais de 37,8% da população não sabe usar a internet e outras 40% não possuem acesso. De tal forma que a disparidade de ensino aumente. Ademais, dificultaria o ingresso nas universidades, uma vez que não houve formulação na introdução curso superior, fazendo com que ele continue antigo e favorecendo o ensino nas escolas privadas na qual ofertam tais disciplinas que não compradas nos vestibulares.     Nessa perspectiva, é necessário que o Ministério da Educação reavalie a aprovação do novo ensino médio, tendo em vista os impactos negativos de tais mudanças.Ainda que seja aprovado, é importante que as escolas implementem pouco a pouco, para que consiga acompanhar as mudanças nos vestibulares, para que assim, todos tenham as mesmas oportunidades. Ademais, que as prefeituras criem em casa bairro salas de informáticas com cursos de graça, a fim de ensinar a usufruir dos meios tecnologicos.