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Enviada em: 27/11/2018

A reforma brasileira do ensino médio, traz consigo possibilidades, que, possuem um caráter discutível acerca de seus impactos; sejam positivos ou negativos. Buscar emprego e auxiliar no sustento de suas famílias, é a realidade de milhares de alunos do ensino médio. A Medida Provisória tem um viés, que visa a formação técnica para o mercado de trabalho. Discutir e criar políticas públicas, para garantir o poder de escolha do educando, entre formação superior e a formação técnica, faz-se necessária, frente a realidade do jovem brasileiro oriundo da escola pública.       Pesquisa do Banco Mundial sobre evasão escolar provocado pela necessidade de trabalho, publicada pela revista Nova Escola Aponta: “Apenas 04 em 10 jovens completam o ensino médio”. Estes números demonstram o como os jovens abandonam os estudos para trabalhar. Com a Reforma voltado ao mercado, pouquíssimos os educandos tomam para si a ideia de cursar o ensino superior. Visar uma vaga de trabalho remunerada é o norte desses jovens, que por necessidades financeiras não terão poder em optar, a não ser, pelo ensino técnico.              Políticas públicas são um mecanismo necessário para igualar as oportunidades e empoderar os jovens. Programas como o PIBIC -EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) do CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), concedem bolsa-auxílio para alunos, e, estes, tem poder de escolha entre o ensino técnico ou almejar a educação superior.              Diante das desses possíveis impactos da Reforma, é interessante que institutos de pesquisa aliados à universidades e professores, promovam palestras e debates em escolas, internet, rádio e afins, para conscientizar e informar alunos, suas famílias e a comunidade, sobre seus direitos de acesso e permanência ao ensino superior. Junto a isso uma mobilização social através de abaixo assinados e manifestações públicas (praças, ruas, internet, etc) que pressionem e incentive o Governo na criação de políticas públicas voltadas a pesquisa e ensino superior, e com isso, propiciar poder de escolha aos jovens do ensino médio.