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Enviada em: 27/02/2019

O Japão, destruído pós segunda guerra mundial, usou como estratégia para recuperação do país a priorização do sistema educacional. Com isso, o país cresceu em velocidades astronômicas e seu sistema educacional passou a ser um dos melhores da atualidade impondo o respeito e a disciplina como a base do sucesso. Caso diferente ocorre no Brasil, onde em meio século de história e sem enfrentar qualquer guerra ou catástrofe semelhante, ocupa as piores posições nos rankings de educação mundial.     Além do fracasso do atual sistema em conseguir reconhecimento internacional, seja por falta de resultados positivos ou por ou por falta de interesse dos alunos, também fica perceptível a falta de empenho do Governo em agilizar o processo de mudança, e isso não deveria ocorrer, uma vez que o atual sistema torna a experiência estudantil cansativa e pouco atraente à boa parte dos estudantes.    Com a nova posposta estudantil, o Estado brasileiro pretende implementar um sistema similar ao de países desenvolvidos, com grade curricular básica obrigatória e outra parte selecionada a partir da vontade dos estudantes. Desse modo, o novo Ensino Médio acaba por estimular o estudo nas áreas que mais interessam a cada um, além disso, esse modelo é amplamente utilizado em países da Europa como a Finlândia, e em outros países como os Estados Unidos e a Coreia do Sul obtendo os melhores  resultados tanto no âmbito escolar como no acadêmico devido ao preparo específico que o aluno recebe.       Evidencia-se, portanto, que estas mudanças são mais que necessárias ao país, por parte do Governo espera-se maior empenho na implementação do novo modelo, somado a isto uma reforma estrutural  a fim de garantir um ambiente confortável e capacitado para atender as necessidades dos jovens. Além disso, o Estado deve por meio da Secretaria de Educação e Fazenda fomentar as áreas de pesquisa com bolsas de estudo e verbas auxiliares para evitar a fuga de cérebros e assim cada vez mais concentrar e elevar os níveis educacionais do país.