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Enviada em: 08/04/2019

Na contemporaneidade, o Brasil vem enfrentando diversas adversidades relacionadas à educação, sendo uma delas, a falta de estrutura nas escolas brasileiras, tanto estrutura tecnológica quanto estrutura física. Ademais, com a Revolução industrial brasileira ocorrida no século XX, o ensino técnico teve seu grande avanço e sua massificação, formando diversos profissionais técnicos de forma rápida e barata, e como decorrência, privatizando o ensino superior às classes superiores. É indubitável que a educação brasileira necessita de mudanças e segundo dados do Ministério da educação, sete de cada dez alunos tem conhecimento insuficiente em português e matemática, comprovando a precariedade do ensino. Essas alterações estão na estrutura material das escolas, como exemplo pode-se citar, as salas de aula, cujo muitas das vezes provém de materiais obsoletos, como os livros didáticos, além disso, os investimentos do governo na educação são insuficientes e distribuídos de forma desigual, contribuindo para a inconsistência do meio educacional. Outrossim, o ensino técnico é uma alternativa de baixo custo e com resultados à curto prazo, vantajoso para famílias de baixa renda, cujo os jovens podem adentrar o mercado de trabalho mais rapidamente, porém o ensino técnico, muitas vezes é substituível ao ensino superior e contribuindo para o afastamento do jovem das universidades. Por consequência, tal razão pode contribuir para o ensino técnico ser massificado, e as universidades tornarem-se exclusivo para as elites.   Por tal prerrogativa, o Ministério da Educação deve continuar promovendo a inclusão social nas universidades, por meio de cotas raciais e cotas por renda familiar, com o objetivo da inserção de jovens de todas as classes no ensino superior. Além disso, o Ministério da Infraestrutura, com o propósito de uma melhoria no ensino para os jovens, promover uma reforma estrutural, que inclui os novos livros didáticos, salas de aula com materiais renovados e a inserção da tecnologia. E o Ministério da Cidadania, por palestras, cientificando a população sobre a relevância das universidades.