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Enviada em: 18/10/2019

O filme estadunidense 'Além da sala de aula' ,narra a trajetória e os desafios enfrentados por uma professora recém-formada em uma escola temporária para sem-tetos nos Estados Unidos.Fora da ficção,no Brasil hodierno,a educação,como no filme,gera debates e necessita de mudanças urgentes.Logo,a discussão a cerca dos possíveis impactos da reforma brasileira do Ensino Médio faz-se necessária.Nesse sentido,convém analisar os benefícios,malefícios e como a reforma pode auxiliar na melhoria do ensino nacional.          Em uma primeira análise,é indubitável que o atual modelo educacional do Ensino Médio brasileiro não encontra-se apenas sucateado,como também inadequado as necessidades do aluno.Nas palavras do ex-ministro da educação Rossieli Soares,'o Ensino Médio brasileiro está falido,no fundo do poço e não agrega valor nenhum aos estudantes'.De fato,a fala crítica do ex-ministro adéqua-se a realidade de evasão vivenciada nos ambientes escolares: segundo dados do último Censo Escolar,elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira,Inep,na cidade de São Paulo,aproximadamente 20.260 jovens,em idade estudantil,estão fora da escola.Destarte,consoante a pesquisa,a péssima estrutura das escolas aliada ao desinteresse pelos estudos tornam o Ensino Médio,de fato,uma instituição falida.          Outrossim,em uma segunda análise,destaca-se como as mudanças influenciaram no aprendizado exercido nos ambientes escolares.Segundo Paulo Freire,patrono da educação brasileira,sem a educação é impossível atender as necessidades sociais.Analogamente ao pensamento de P.Freire,a educação deve ser modificada com a finalidade de adequar-se as novas tecnologias presentes no país.Destarte,para facilitar o ensino nas escolas,computadores,lousas digitais e outros aparatos tecnológicos devem,em parceria com um novo currículo estudantil,estar a serviço da educação.Assim,o ensino brasileiro ira adaptar-se aos novos métodos educacionais para atender as demandas atuais e ao estudante atual.           Fica evidente,portanto,que medidas são necessárias para adequar as mudanças no Ensino Médio as necessidades vigentes observadas na sociedade brasileira contemporânea.Logo,o Ministério da Educação,por meio de incentivos financeiros e parcerias com as instituições de ensino,deve ajustar a base e metodologias de ensino ofertadas aos alunos as novas demandas(fomentando a introdução de novas tecnologias nas escolas,melhoria na formação dos professores e oferta de bolsas de auxílio de custo aos alunos).Feito isso,a finalidade da ação é,além de melhorar a educação oferecida no Ensino Médio,formar cidadãos participativos,conscientes e capazes de se adequar as novas tecnologias.