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Enviada em: 21/10/2017

A realidade do sistema educacional brasileiro   A medida Provisória (MP) que visa reformar o ensino médio brasileiro causou grande insatisfação entre alunos e docentes do país, provocando assim inúmeras manifestações. Diante disso, fica evidente que essas medidas não condizem com a realidade existente, visto que a verba destinada à educação não é o suficiente para equipar as escolas e motivar os professores.   Em 2016 foram investidos cerca de 111 bilhões de reais na educação, porém esse montante não é o suficiente, tendo em vista que a grande maioria das escolas estão sucateadas. Sendo assim, torna-se impossível implantar o ensino técnico em tais prédios, uma vez que esta formação exige laboratórios, ferramentas, maquinário, etc. Outrossim, é sabido que faltam vagas nas escolas públicas do país, por isso para adotar o ensino de tempo integral seria preciso aumentar significadamente o número de salas de aula.     O educador suíço Jean Piaget afirmou que o professor é o responsável por despertar a vontade do aluno de aprender. Dessa forma, para que haja uma melhoria no ensino é necessário antes motivar os docentes. A MP, porém, não prevê nenhum reajuste salarial ou cursos de aprimoramento.     A partir dos argumentos citados, conclui-se a necessidade de rever a reforma do ensino médio. Primeiramente, o Governo Federal deve aumentar os repasses para as secretarias de educação afim de fazer reformas, ampliações e equipar as escolas. Ademais, os parlamentares devem aderir à reforma um aumento no salário dos professores como também a criação de cursos de aprimoramento. Assim, aos poucos, será de fato possível reformar o ensino brasileiro.