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Enviada em: 20/10/2017

O número de dúvidas e das inseguranças sobre os possíveis impactos que a reforma no ensino médio pode gerar na população brasileira, leva muitas pessoas a debaterem sobre esse assunto. Com efeito, um diálogo entre a sociedade e o Estado sobre os caminhos para resolver este problema é uma medida que se impõe.  Embora a reforma tenha seus pontos positivos, como dá a oportunidade do aluno ter um curso técnico, há também  o fato de ser algo pouco planejado e de pouca informação para os estudantes que ficam contrariados, já que com escolas cada vez mais precárias, com falta de verba e desvalorização salarial do professor, como teria estruturas para aderir esse novo projeto, que tem muito a ser questionado. Além disso, a necessidade de melhoria salarial e segurança dos professores é algo muito gritante e vem sendo ignorado há anos, o que leva vários professores e educantes a condições de extrema insatisfação. Como disserta Immanuel Kant " O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Com isso nota-se que mudanças mais marcantes estão sendo esquecidas pelo governo e enquanto não houver soluções nos pontos negativos da educação brasileira, haverá ainda receio da população.  Por conseguinte, percebe-se que a reforma no ensino carece ser solucionada. É mister, portanto, intensificar e consolidar medidas já urgentes, de modo que sejam mais rígidas. O Ministério da Educação deve exercer soluções que agrega como todo, os problemas educacionais. também é importante a vinculação de campanhas midiáticos, objetivas, chocantes e abrangentes para conscientizar a importância do professor e na qualidade de estado das escolas públicas. Assim talvez, o pensamento da capacidade educacional para a formação do ser humano de Immanuel Kant possa ser vencido, a educação concertada e a desvalorização, erradicada.