Materiais:
Enviada em: 24/10/2017

A filosofia grega define felicidade como:"momento que vale por si só"; o professor da USP, Clóvis, a partir desse pensamento defende que alunos do ensino médio, na maior parte do tempo estão esperando o ano acabar, o bimestre acabar e etc. Portanto conclui ele, a vida dos estudantes nesse sistema, é uma vida triste. Dito isto mostra-se necessário dar aos alunos uma maior flexibilidade nos estudos, para que então isto seja uma experiência agradavél.  Albert Einstein falou que se julgarmos um peixe por sua habilidade de subir em arvores, ele passara a vida acreditando ser estupido. O que no atual sistema educacional do ensino médio, muitos jovens se encontram nesta situação. Além disso, caso um medico desse o mesmo medicamento para todos os seus pacientes, o resultado seria trágico; entretanto, ao observamos a educação no ensino médio no Brasil, é justamente isto que acontece, em relação as matérias oferecidas.  A proposta oferece aos alunos, escolhas do que estudar, mas não mecanismos que contribuam para esta decisão. Ademais, a distância entre o mundo acadêmico e as escolas é gigantesca, criando um desinterece nos estudos, visto que o ensino médio é uma "conexão" entre o ensino fundamental e as universidades.  Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O MEC junto com o Ministério de Tecnologia, deve criar uma plataforma online, que tenha videos, depoimentos e conselhos de profissionais da área de interesse. Alem disso, também por parte do MEC, deve ser levado às escolas a metodologia cientifica por meio de experiencias em laboratório, para os interessado; e palestras com grandes pensadores da atualidade, como Leandro Karnal e Sergio Cortela. Assim teremos um sistema de educação, mais flexível em relação as escolhas dos alunos.