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Enviada em: 23/10/2017

Retrocesso e Massificação         Ciências.Linguagens.Matemática.Importantes elementos da formação pedagógica,tornam-se amplamente discutidos na contemporaneidade brasileira.Isso se deve,a reforma educacional pretendida pelo Governo Federal.Depreende-se que aspectos sociais,educacionais e ideológicos possam ser afetados, prejudicialmente ,por essa medida mau planejada.        Em primeiro lugar,merece destaque o ,possível,decaimento,a longo prazo,da produção científica nacional.Visto que,a possibilidade ,de significativa parcela ,dos alunos optarem por cursos técnicos,ocasionará percas relevantes em diversas áreas de pesquisas.Além do mais,o aumento de tecnólogos de um mesmo setor poder acarretar - devido o sistema de oferta e demanda - a queda do teto salarial desses trabalhadores.            O livre-arbítrio para decidir ,no primeiro grau,uma disciplina prioritária,é outro fator - negativo - preponderante.Visto que,adolescentes apresentam diversas dúvidas sobre o seu futuro,assim,a probabilidade de escolherem uma matéria equivocada é elevada.Sem contar,a má preparação para,a maioria,dos vestibulares,pois,com um ensino pedagógico fragmentado,a chance de aprovação se torna baixa.        Além disso,matérias como filosofia e sociologia,que visam compreender o pensamento humano ,perante à sociedade, em diversas etapas da história humana,terão suas cargas horárias semanais diminuídas,ou até mesmo extinguidas.Logo,o debate ideológico se tornará inexistente,fator que influencia diretamente  à massificação cultural dos alunos.                  É preciso,portanto,projetos,pelo MEC,que tornem o ensino médio em período integral,com foco,nas pesquisas e distribuição equivalente  das matérias,inspirando-se em países como Coreia do Sul e Cingapura.E,também,cursinhos preparatórios,financiados por ONGs,no período noturno que visem à preparação para vestibulares concorridos.