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Enviada em: 23/10/2017

Recentemente o Governo Federal  anunciou uma  medida provisória a MP que prevê uma série de mudanças no Ensino Médio, na qual gerou inúmeras discussões e protestos. Na proposta original, restringe a obrigatoriedade do ensino da arte e da educação física à educação infantil e ao ensino fundamental, tornando as facultativas no ensino médio.   A partir das mudanças no modelo do ensino médio, dá autonomia aos sistemas de ensino de educação BNCC, para definir a organizações as áreas de conhecimento, competências, habilidades e expectativa aprendizagem não será norteador pois o professor é quem quem conhece profundamente a realidade do aluando, assim somente o corpo- docente deve ter essa função.   A MP está relacionada à falta de clareza sobre o financiamento das mudanças. De acordo com opositores, o governo não disponibiliza recursos suficientes para implementar alguns pontos propostos no documento, como a ampliação da rede de ensino integral, o que gerou crítica por grupos e entidades ligadas à educação, que defendem uma maior discussão das mudanças.  A maioria das escolas tem sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis educacionais. A educação brasileira necessita-se de uma reforma, mas cabe analisar as propostas se estão de acordo com a nossa realidade, e se condiz com as escolas públicas na qual a estrutura da educação é precária, ou seja, existiria uma enorme dificuldade de manter os estudantes por tanto tempo no colégio com salas sem qualidade.  Com isso, é fundamental da parte do aluando saber do que se trata o projeto e para que ele será implantado e se terá realmente benefícios. É necessário que reivindiquem  por uma educação melhor e que projetos satisfatórios sejam implantados com propostas mais justas e realistas.   É um retrocesso a retirada  de disciplinas tão importantes no ambiente escolar.