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Enviada em: 31/10/2017

O modelo escolar instituído na Revolução Industrial, baseado em ordem e disciplina, vigora até os dias atuais. Portanto, a fim de alterar esse sistema educacional evidentemente anacrônico, o governo propõe a reforma brasileira do Ensino Médio, a qual representa uma grande possibilidade de melhora nesse setor. Desse modo, é importante avaliar as falhas do modelo hoje vigente e os analisar os impactos positivos que esse novo projeto apresentará na sociedade.    Em primeiro plano, é importante discutir que tanto a didática quanto a estrutura das escolas, atualmente, não são adequadas para um processo educacional de sucesso. De acordo com o pedagogo Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção. Sob tal ótica, o estudante deve estar em contato com métodos mais estimulantes e inovadores para que o aprendizado ocorra de forma satisfatória. Ademais, sabe-se que as estruturas das escolas públicas são precárias e os professores são desestimulados com os baixos salários, portanto, também devem haver mudanças sob esse aspecto.    Ainda importa salientar que a reforma do Ensino Médio gerará impactos satisfatórios em todo o corpo social. Isso porque, quando o indivíduo não possui a formação ética e intelectual devida, problemas sociais são refletidos na coletividade, como a violência, o uso de drogas, a gravidez precoce, entre outros. Com o maior amparo que a proposta trará ao adolescente, a sociedade caminhará para melhores rumos.    Diante disso, deve-se buscar medidas para viabilidade de aplicação da reforma. De início, o governo deve ter como meta não apenas a reformulação do método de ensino, como também da estrutura escolar, por meio de investimentos em bons professores e materiais de qualidade, bibliotecas e salas de informática, a fim de tornar o ambiente mais propício para a aprendizagem. Além disso, o corpo docente deve buscar atualizar-se por meio de cursos, de modo que abandonem métodos de ensino arcaicos, para que enquadrem-se ao novo perfil de aluno.