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Enviada em: 31/10/2017

A proposta de reforma do ensino médio ainda é um tema que provoca muitas dúvidas nas pessoas. Por um lado, o novo modelo de ensino proporcionará aos alunos a possibilidade de direcionar os estudos para as áreas e disciplinas em que desejam aprofundar o conhecimento. Por outro, é possível pressupor restrições à consolidação de bases de conhecimento importantes para a formação do senso crítico e da cidadania.       A reforma visa tornar o ensino médio mais alinhado às necessidades do mercado de trabalho, possibilitando que os alunos possam optar por uma formação técnica que o habilite, desde logo, à um nível de profissionalização. A abordagem dada ao modelo de ensino visa enfrentar problemas mais evidentes de pobreza, desemprego e baixa qualificação e evasão escolar.       Prover um caráter pragmático ao ensino médio visa atrair a atenção de jovens e adultos para a importância da aquisição de escolaridade, focando na expectativa de oportunidades que, por sua vez, ajudam a combater a evasão escolar. O novo modelo também busca combater o desemprego e a pobreza com base na crença de que a qualificação poderá ser suficiente para o ingresso do profissionalizado no mercado de trabalho.        Contudo convém observar que o mercado de trabalho tem apresentado-se exigente em termos de qualificação, sendo comuns casos de profissionais graduados sem emprego ou trabalhando em áreas diversas de sua formação. Outro aspecto desfavorável do enfoque técnico no nível médio é o quanto ele pode ser, eventualmente, seletivo e limitante quanto à continuidade do aperfeiçoamento. Além disso, o distanciamento de temas ligados à sociologia e filosofia podem tolher o senso crítico essencial à cidadania, à compreensão da sociedade e da democracia.       Pelo exposto, considera-se que a reforma pode apresentar falhas, deixando problemas educacionais importantes, tais como o sucateamento das escolas, a pouca valorização dos profissionais de educação e a atualização de bases curriculares sem o adequado tratamento pelo Estado.