Materiais:
Enviada em: 01/11/2017

Na época do renascimento cultural, séc XVI, era comum a existência de estudiosos que atuavam em diversas áreas do conhecimento; como Leonardo da Vinci, que se dedicava ao estudo da anatomia, das artes e mecânica. Atualmente, com a nova reforma do ensino médio, a tendência é encaminhar precocemente jovens a determinadas disciplinas, apressando-os em escolhas que podem comprometê-los futuramente.       O ensino médio atual apresenta uma formação multidisciplinar, com matérias que desenvolvem diversos tipos de inteligência. Naturalmente, todos têm dificuldades e facilidades em certas disciplinas. Contudo, o jovem do segundo grau ainda está em um período de descoberta. Talvez tais obstáculos tenham surgido por uma antipatia a um professor específico ou pela defasagem na grade curricular pela falta de educadores no ensino público. Logo, oferecer o poder de escolha a um aluno do primeiro ano do ensino médio para determinar o rumo de sua educação pode incorrer em uma formação limitada, restringindo as capacidades a seres desenvolvidas.       Uma implicação concreta que a nova reforma pode produzir é o aumento de adultos insatisfeitos com seus trabalhos. Muitos indivíduos recém formados encontram dificuldades em escolher suas futuras profissões, revelado pelo alto índice de desistência no ensino superior. No caso de jovens de 15 anos, a chance de se arrepender é maior, visto que a mentalidade de alguém desta idade passa por varias transformações.        Em virtude dos fatos mencionados, medidas devem ser tomadas como precaução. Na iminência da reforma, o Ministério da Educação deve permitir ao aluno a não escolha pela formação flexível, entendendo que nem todos os jovens se sentem aptos a determinar suas áreas prediletas. E cabe às escolas o oferecimento de palestras e feiras de profissões com o intuito de ampliar os horizontes do aluno com relação a diversidade de carreiras existentes, de modo que decisões feitas pelas motivações erradas não aconteçam, diminuindo o número de cidadãos insatisfeitos com seus trabalhos.