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Enviada em: 14/12/2017

Diante dos protestos e das ocupações nas escolas pelo movimentos secundarista em 2016,notou-se a ferida da crise no sistema educacional brasileiro.Nesse sentido,no ano de 2017 é proposto a reforma do ensino médio,porém a decisão que foi pouco debatida pode não ser a solução necessária.  De maneira prioritária,os problemas que envolvem as escolas brasileiras,bem como a superlotação,infraestrutura precária,ausência de professores e problemas de violência,fomentam a evasão escolar.Outrossim,a baixa remuneração dos professores desmotiva e desmoraliza os profissionais.   Ainda sob esta lógica,o conteudismo presente no sistema educacional dificulta a aprendizagem dos alunos,uma vez que,existe uma grande distância entre o conteúdo e a realidade do estudante.Nessa perspectiva,a reforma brasileira do Ensino Médio tenta reverter a problemática.    De modo antagônico,a reforma proposta não foi devidamente debatida com os educadores e estudantes,sendo uma medida precipitada e pela falta de diálogo,não democrática.Ademais,as ações não resolvem problemas básicos na educação,como os supracitados no parágrafo anterior.     Destarte,é fato exposto que as escolas brasileiras carecem de estruturas básicas,como o espaço físico e a segurança além,do excesso de matérias que é cobrado.Nesta lógica,é de grande relevância uma reforma do Ensino Médio brasileiro,no entanto,a reforma deve atender,de forma democrática,as demandas reais e básicas das escolas.