Materiais:
Enviada em: 25/02/2018

De acordo com o político e ativista Nelson Mandela, a educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo. Desse modo, a reforma do ensino médio foi aprovada, no ano de 2017, como uma medida provisória, com o objetivo de resolver a situação crítica enfrentada pelo sistema público de educação. Referente aos possíveis impactos dessa reforma é possível perceber que as novas diretrizes adotadas podem afetar negativamente a qualidade do ensino oferecido pela rede pública, uma vez que eleva o risco de evasão escolar bem como permite que pessoas que não estejam preparadas adequadamente possam ministrar as aulas.     No tocante às consequências da reforma do ensino médio, pode-se afirmar que, a ampliação da carga horária das aulas e, consequentemente, adequação do ensino em turno integral, o turno noturno passa a ser voltado exclusivamente para os alunos que apresentarem motivos considerados plausíveis para justificar o seu acesso no turno da noite. Com o aumento de carga horária, o risco de evasão escolar torna-se maior, o que pode prejudicar ainda mais os índices de escolaridade do país, que está entre os piores do mundo.     Além disso, entre as diretrizes adotadas está a admissão de pessoas de “notório saber” para ministrarem as aulas. São pessoas que possuem muito conhecimento em determinada área, sem, de fato, possuírem formação acadêmica. A partir das novas mudanças propostas muitos especialistas acreditam que os profissionais da educação ficarão ainda mais prejudicados. Isso, devido à falta de preparo do Estado para encarar transformações tão radicais de uma hora para outra. O próprio Ministério da Educação, no entanto, não divulgou quais serão os critérios adotados para selecionar e atestar que essas pessoas estão aptas para lecionar.    Desse modo, para que a reforma do ensino médio possa afetar, positivamente, o sistema educacional, faz-se necessário que o poder público antes de colocar em práticas a medidas adotadas, reveja a diretrizes de modo a adequar o número de horas estabelecido ao turno da noite para que se evite a evasão escolar. Além disso, é preciso que o Poder público estabeleça medidas eficientes para a seleção daqueles que lecionarão. Ademais, é preciso que o Ministério da Educação, por meio do uso da mídia e de palestras nas escolas, torne conhecido o novo ensino médio, de modo que os alunos possam recebê-lo bem e usufruir plenamente de suas melhorias.