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Enviada em: 17/04/2018

Uma reforma na educação brasileira é necessária, pois ela ajudaria na melhoria dos índices educacionais do Brasil, promovendo boas consequências para a nossa sociedade. Por isso a eficácia dessas reformas é de suma importância e deve-se colocar na balança os pontos positivos e negativos.    O Brasil tem estado entre os piores países avaliados pelo Programa Internacional de avaliação do estudante, esse é um dos fatores que levaram o governo a repensar a dinâmica do Ensino Médio brasileiro. A proposta visa dar mais poder de escolha ao estudante, disponibilizando a as matérias a serem estudadas de acordo com a especialidade escolhida pelo jovem. Além disso serão disponibilizados cursos técnicos, o que é ótimo para aqueles alunos que já querem adentrar no mercado de trabalho. Esses seriam os pontos positivos, que ajudariam no aumento do interesse escolar por parte dos adolescentes, dado que a falta de interesse curricular é um dos motivos da elevada evasão nas escolas brasileiras.  Entre os pontos negativos, a elevada taxa da carga horária estudantil, poderia sobrecarregar os alunos e professores, não resultando na melhoria do conhecimento. A não discussão pública sobre o projeto também causou descontentamento por parte dos alunos e educadores que não puderam opinar sobre o que seria melhor para os mesmos, e afirmam que as reais necessidades de reforma estariam em infraestrutura nas escolas, e aumento salarial e melhores condições de trabalho aos professores.   Contudo, a reforma se faz necessária, os pontos positivos devem ser mantidos, mas a valorização do professor e as melhorias na infraestrutura escolar devem ser prioridade. A dinamização do modelo educacional deve ser reformulada com base em aulas mais práticas e menos conteudistas, deve se sobressair o modelo da sala de aula, isso ajudaria no interesse estudantil e na melhoria do conhecimento, já que seria adquirido de forma fluida. O governo deve investir na implementação de salas científicas e tecnologias para pesquisa, salas com acesso a internet, durante e após os horários das aulas, dando espaço para o aluno buscar conhecimento por conta própria.