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Enviada em: 30/08/2018

Desde o iluminismo,entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.No entanto,quando se observa a questão dos desafios do aprendizado do idioma brasileiro no país,verifica-se que esse ideal iluminista é contestado na teoria e não desejavelmente na prática,e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país.Nesse contexto,torna-se clara a presença de variações linguísticas,bem como situações discriminatórias frente aos outros falantes,que contribui para a persistência dessa problemática em nossa sociedade.    É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema.Tal fato se reflete nos escassos investimentos governamentais,em qualificação profissional e em melhor suporte psicológico,medidas que tornariam o ambiente social muito mais coeso e saudável para os cidadãos.Por consequência de tais variações linguísticas,somam-se diversas culturas locais que influenciam no léxico e na fala regional de seus estados.Ressalta-se também outros fatores que ajudam na marginalização e exclusão social : estão os casos de bullying nas escolas e fenômenos como o rotacismo-distúrbios articulatórios que permitem a troca do "r" pelo "l"-também são frequentes.Hoje é comum,por exemplo,ver muitos indivíduos serem discriminados por suas singularidades ao se expressarem.   Outro fator relevante,nessa temática,é a discriminação,que ainda é agente ativo na manutenção e potencialização do preconceito linguístico entre a população brasileira frente à sociedade.Contudo,é fundamental pontuar que as variações linguísticas devem ser consideradas um valor cultural e não um problema.Assim,por exemplo,aqueles que são alvos da discriminação muitas vezes acabam desenvolvendo problemas de sociabilidade e/ou distúrbios psicológicos,visto que muitos indivíduos consideram sua maneira de falar superior ao de outros grupos.Pois,de acordo com Durkheim,o fato social é uma maneira de agir e de pensar,dotada de exterioridade,generalidade e coercitividade.   É evidente,portanto,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor.Destarte,cabe à sociedade,em parceria com a mídia,a fim de buscar a conscientização,disseminar,nos meios de comunicação,propagandas que mostrem aos cidadãos o que as dificuldades em se aprender a língua portuguesa pode causar.Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire,a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo.Ademais,o Ministério da Educação(MEC) deve instruir,nas escolas,palestras administradas por psicólogos,que discutam o combate ao preconceito,a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras,assim como na alegoria da caverna de Platão.