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Enviada em: 27/08/2018

No que se refere ao preconceito linguístico, pode-se perceber que é um problema persistente na sociedade brasileira, tendo em vista a busca por uma padronização da língua portuguesa pelas escolas aliado ao papel das mídias e meios de comunicação social como disseminador desse preconceito.                É possível afirmar que a escola é o principal agente do preconceito linguístico, haja vista que a língua portuguesa formal é ensinada como única forma correta de se falar e escrever, desconsiderando a diversidade linguística regional. Segundo Marcos Bagno, escritor do livro "Preconceito Linguístico", a  escola tenta impor a norma culta como se ela fosse de fato comum a todos os brasileiros, ensinado para os alunos que ao falar gírias e dialetos não está pronunciando a língua corretamente, os incentivando a hostilizar cidadãos que utilizam a forma coloquial no seu dia-a-dia.           Além disso, as mídias e meios e comunicação atuam como disseminador do preconceito linguístico, pois muitas novelas e séries que são transmitidas em canais abertos difundem a hostilização de sotaques de regiões menos privilegiados do brasil, como o nordeste, por exemplo, que é encarado como algo normal. Isso vai de acordo com o pensamento do sociólogo Herbert Marcuse, na qual diz que ao absorver as mensagens da mídia, as pessoas aceitaram regras e valores como sendo seus, apontando como errado modos de vida que não seguem a "norma" padrão.                  Torna-se evidente, portanto, que o preconceito linguístico deve ser combatido. Dessa forma, o Ministério da Educação deve incluir no conteúdo programático das escolas a questão da diversidade linguistica do país, tanto na matéria de história como na de língua portuguesa, a fim de ensinar aos alunos que cada região do país possuí sotaques e dialetos que provém da cultura histórica e que não deve ser considerado como norma incorreta da fala. Ademais, as mídias sociais devem expor as variantes linguísticas como algo positivo sem hostiliza-las e promover propagandas de conscientização, com o intuito de que a sociedade tenha conhecimento que o brasil pela sua grande extensão possui diversidades culturais e linguísticas.