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Enviada em: 05/09/2018

De acordo com o escritor Marcos Bagno, “a língua é um enorme iceberg flutuando no mar do tempo, e a gramática normativa é a tentativa de descrever apenas uma parcela mais visível dele, a chamada norma-culta.” Nesse sentido, é fundamental considerar que a exclusão social e a marginalização de pessoas que não tem acesso a norma padrão são decorrentes do preconceito linguístico. Desse modo, faz-se necessário reverter o cenário em questão, tomando as devidas soluções.     Apriori, O preconceito linguístico já é debatido há muito tempo, Oswald de Andrade mostra por meio do poema “vício da fala” que a linguagem vai se construindo de forma não padrão. Ou seja, as pessoas têm acesso a linguagem mas não a norma-culta, falando gramaticalmente errado. Ademais, as pessoas têm dificuldade de acesso ao mercado de trabalho devido o bloqueio da boa expressão da linguagem padrão, que é exigida pelo ofício.    Aposteriori, vale ressaltar que embora exista um padrão na escrita, a fala dispõe de variantes regionais, sociais e históricas que estão presentes no cotidiano, além de gírias e sotaques. No entanto, algumas pessoas discriminam e julgam esses indivíduos como inferiores. O preconceito linguístico é uma face do preconceito social, sendo que esse julgamento geralmente vem de pessoas de classe alta, pois esses tem mais acesso à educação e a norma-padrão.     Portanto, os fatos supracitados evidenciam que é necessário uma mudança. Logo, cabe ao Ministério da Educação mostrar a variedade linguística brasileira por meio de uma adição na grade curricular do ensino médio que visa a leitura de livros, textos e poemas que fazem uso da linguagem coloquial, como, por exemplo, livros com a utilização de gírias e sotaques, para que assim, os alunos tomem consciência da ampla variedade da língua portuguesa e erradique assim, o preconceito linguístico. Outrossim, o Poder Legislativo deve criar leis para combater esse mal, gerando multas a quem o praticar. Dessa forma, haverá mais informação sobre o assunto e menos preconceito.