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Enviada em: 01/09/2017

Na própria formação do Estado brasileiros,do século XVI ate XXI,a variação linguística se deu pelo contato do falar dos índios,africanos e portugueses.Sabendo disso,o preconceito linguístico é um sinal que evidencia a desvalorização cultural e uma falta de compreensão das raízes históricas que formarão o Brasil,seja pela insuficiência da força pedagógica,seja pela lenta mudança da mentalidade social.    Nesse contexto,o preconceito social as mais diversas formas de expressão linguísticas ainda está presente na sociedade brasileira.Sendo assim,mostra-se necessário o papel da escola em auxiliar na formação crítica dos jovens a respeito da variedade cultural presente no Brasil.De acordo com Kant,"O homem é aquilo que a educação faz dele".Seguindo essa lógica,trabalha com as crianças a formação de uma linguá e sua transformação ao longo do tempo é fundamental para a resolução do problema,visto que ainda há uma certa indiferença sobre esse tema.    Nesse sentido,percebe-se a norma culta como sendo essencial para o entendimento da linguá,haja vista as diversas variações linguísticas presente no Brasil.Assim,deve-se separa a função da língua,que é de promover comunicação entre os falantes,e a escrita que serve para promover o entendimento a todo território nacional,pois se toda obra literária fosse fruto do modo que as pessoas falam não iria ter uma democratização da compreensão,como já citava Ariano Suassuna.       Entende-se,portanto,que a continuidade do preconceito linguístico é fruto da ainda fraca eficácia da educação brasileira e pela lenta manduça da mentalidade social.Logo,as escolas devem aborda de forma dinâmica a questão das variedades linguísticas,por meio da interdisciplina entre história,geografia e sociologia,com a finalidade de esclarecer sua origem,e assim valorizando-a.Por fim,cabe a sociedade se esclarecer sobre a importância de manter suas raízes,além de percebe a relevância de saber dominar a norma culta da linguá portuguesa,através de palestras e a própria literatura brasileira.