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Enviada em: 18/09/2017

Macaxeira,aipim ou mandioca ? A opressão simbólica da qual o sociólogo Pierre Bordieu: a violação aos direitos humanos não consiste no embate físico, o desrespeito está sobretudo na perpetuação de preconceitos que atentam contra a dignidade da pessoa humana ou um grupo social . Nesse sentindo, é comum observamos em cidades "grandes" , "como Rio de Janeiro e São Paulo" variações linguísticas de sulistas,nordestinos e até mesmo estrangeiros essa miscigenação de dialetos faz com que a diversidade cultural aumente.Ademais a LIBRAS ( língua brasileira de sinais ) é a segunda língua oficial do Brasil,ou seja , devemos dar atenção aos surdos e mudos para saírem do isolamento social que é tão pouco falado . Sobretudo a língua é como se fosse uma roupa , devemos nos adequar as situações,não existe certo ou errado,basta saber se está adequado aquele momento.Por muitas vezes os nordestinos são marginalizados socialmente por seguirem padrões linguísticos culturais próprios,como quando Luiz Gonzaga disse em um trecho de sua música " saudade "inté" que assim é bom,"pro cabra" se convencer que é feliz sem saber " . Certamente , grupos sociais minoritários como surdos e mudos brasileiros sofrem com preconceitos linguísticos,visto que não são inseridos na diversidade contemporânea na forma usual da língua. Dizer que só uma palavra é correta tendo como referencia o vasto campo das palavras da língua Portuguesa,é pensar dentro da caixa . Portanto,as escolas devem promover eventos educacionais que viabilize conhecimentos sobre outras culturas regionais brasileira desmistificando a intolerância enraizada na sociedade como também o Senado Federal deve fazer um projeto de Lei que faça com que o preconceito linguístico seja crime pois como o escritor Marcos Bagno diz " Preconceito que fala , língua que discrimina ".