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Enviada em: 15/09/2017

Compreendendo o sentido genuíno da palavra igualdade   Muitas pessoas contemporâneas, não sabe o verdadeiro significado de palavras tão comuns no dia-a-dia, porque são superficiais quanto ao seu conteúdo; o verdadeiro significado de igualdade precisa ser retomado, pois atualmente o mesmo está confuso e mesclado, levando a humanidade a viver um caos social, onde alguns são intolerantes e preconceituosos até mesmo quanto à forma diferente do outro falar.   Por ter uma enorme extensão territorial, o Brasil apresenta uma ampla diversidade, o problema é que pessoas são intolerantes quanto a essa realidade nacional. Um exemplo disso é um caso recente em que uma jovem paulistana criticou preconceituosamente os nordestinos; mesmo havendo uma matéria denominada Variedade Linguística, o erro do preconceito linguístico ainda não foi resolvido, visto que pessoas são ridicularizadas por falar diferente. Isso pode ser considerado um caso de etnocentrismo, já que há a tentativa de impor uma forma correta de se falar.   Falar corretamente depende do contexto, isto é, a linguagem precisa se adequar ao mesmo. Existem momentos apropriados para usar-se a linguagem formal, como ao apresentar trabalhos acadêmicos, escrever um livro, entre outros; no entanto, as regras gramaticais não precisam ser, obrigatoriamente, seguidas no falar do dia-a-dia e isso precisa ser entendido. Mesmo que alguém transgrida a gramática por não sabê-la, o mesmo não pode ser rebaixado por conta disso, pois a oportunidade para estudar é justamente aprender e, segundo Paulo Freire, "não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes."   De acordo com o artigo 5° da C.F-1988 "todos são iguais perante a lei", mas será se o seu significado  é compreendido? Ser igual não é viver tal qual o outro vive é, mormente, receber a mesma forma de tratamento, acesso àquilo que é público e etc; é importante salientar que o mesmo deve ocorrer com a língua usada, ou seja, independentemente da fala particular de cada região, ser tratado como brasileiro, nordestinos e paulistas terem os mesmo acessos, direitos ,entre outros, são exemplos de igualdade.   Portanto, tanto no ambiente escolar como no familiar, faz-se necessário que os mestres da sociedade, pais e professores, se unam e ensinem, dentro das possibilidades, crianças e adolescentes a praticarem a igualdade, os princípios básicos de como tratar as pessoas, e o comportamento frente às diferenças; tais ensinamentos serão particulares ou coletivos, dependendo de cada caso, certo é que, os mestres da sociedade, não podem desistir da educação e ensinar o real significado da igualdade entre as pessoas é combater eficazmente o etnocentrismo, a intolerância e o preconceito linguístico.