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Enviada em: 08/10/2017

Caricatura linguística   Durante todo o processo de formação do Estado brasileiro, a construção da língua oficial do país sofreu e ainda sofre influência de diferentes povos que migraram para ele. A língua portuguesa apresenta variações, quanto à pronúncia, nas diferentes regiões do território nacional; a partir do pressuposto de que só existe uma forma correta de se fazer uso da língua, o preconceito é disseminado. Dessa forma, surge a problemática do preconceito linguístico na sociedade brasileira, seja por ignorância social, seja pelo papel que a mídia exerce nesse campo.   É indubitável que a tardia mudança de mentalidade social esteja na origem do problema. No poema "Pronominais", Oswald de Andrade discorre sobre a língua culta e coloquial, fazendo referência às maneiras distintas de expressar uma mesma ideia; As variedades do uso da língua, também presentes no poema, são abordadas na educação secundária do Brasil, no entanto, é possível afirmar que essa abordagem não é realizada de maneira eficaz, uma vez que esse modo discriminatório é bastante recorrente no cotidiano, como os atos de bullying contra indivíduos que possuem sotaques diferentes e discriminação feita na internet quando um internauta pronúncia algo errado em um vídeo.   Outrossim, os meios de comunicação exercem uma grande influência sobre o comportamento da população. As telenovelas exibidas pelas emissoras de TV, como a Rede Globo, quando trazem a representação de personagem de determinadas regiões, como o nordeste, enfatizam uma linguagem extremamente errada e uma postura caricata, o que provoca risos no telespectador. Esse tipo de representação, além de generalizar todo um povo com base em alguns casos, corrobora para a disseminação do preconceito.   O preconceito linguístico, portanto, está diretamente relacionado à exiguidade de medidas eficazes e à abordagem feito pelos meios midiáticos. Dessa maneira, a fim de atenuar com esse transtorno, o Governo, por meio do Ministério da Educação, deve capacitar os professores, que atuam da rede de ensino e, aliado à esfera Municipal e Estadual do poder, fornecer o material necessário, como cartilhas e livros, para a promoção de palestras que possam alcançar toda a comunidade escolar. Ademais, a mídia, em parceria com o Ministério da Cultura, deve promover laboratórios teatrais com grupos de atores de diversas regiões, visando à descaricaturização das regionalidades.