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Enviada em: 14/10/2017

Ensinamento Oswaldiano                                                    Aipim, Macaxeira, Mandioca. Esses dialetos regionais representam a heterogeneidade linguística que compõe a identidade nacional. Embora exista na língua diversas variações, historicamente, ocorreu uma estigmatização dessas em detrimento da adoção de um padrão normativo instituído por instituição pública ou por classes sociais, estipulando a noção de "errado'' e restringindo a língua apenas a gramática.    Mormente, é imprescindível ressaltar que a língua compreende diversas variações do seu uso, mas que, infelizmente, sofre com a mazela social do preconceito. Conquanto exista variantes regionais, diastráticas, diacrônica, devido a construção social fomentada, principalmente, pela elite em conluio com o poder pública, a língua foi limitada à norma padrão que , em certos contextos tem seu uso válido. Aliado a essa incompreensão do uso situacional da língua, o preconceito promovido por indivíduos que não conseguem aceitar a diversidade acarreta uma grande incoerência em um país que como o Brasil, pois como postulou o professor de ciência Isaias Raw " Como a natureza sabe, sem diversidade não existe evolução".     Outro aspecto que permeia a linguagem é o uso dessa como mecanismo de segregação e diferenciação social. Isso se dá devido a estipulação de correto ou errado, o que acaba dando uma finalidade da língua como instrumento de domínio social. É o que Pierre Bourdieu chama de " a língua legítima": as classes dominadas reconhecem a língua legítima, mas não a conhecem. Além do que as instituições públicas, como a escola, exercem práticas autoritárias no que tange a fala, reprimindo com erros e até ridicularizando as variações.   Quando Oswald de Andrade, autor modernista, no poema Pronominais disse " Deixa disso camarada// Me dá um cigarro'', demonstrou a aceitação da língua com seu uso contextual. Portanto, para que o ensinamento de Oswald seja perpetuado, cabe a escola promover feiras sobre preconceito linguístico, além de instituir na sua grade debates acerca desse tema.