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Enviada em: 18/03/2019

Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste , Sudeste e Centro-Oeste. Todas as regiões brasileiras possuem um grande patrimônio cultural para o território brasileiro, seja por meio das danças, seja por meio das comidas, ou até mesmo dos costumes. Entretanto, observa-se que, atualmente, essa preservação do patrimônio histórico do Brasil  se encontra em descaso , visto que existe diversas problemáticas politicas, sociais e culturais que prejudicam a conservação desses patrimônios no país.   Neste contexto, é notório que a questão política é de extrema importância ao se analisar a manutenção de áreas destinadas a preservação cultural. Sabe-se que existe pouco investimento público relacionado a conservação de museus e áreas culturais, seja por meio da falta de infraestrutura, seja por meio da falta de pagamento dos funcionários. De acordo com o site G1, o Museu de Cabanguru, esta com uma dívida  trabalhista em torno de 170 mil reais, devido a falta de verba. Outrossim, é observado também a constante destruição de áreas em razão da expansão do marcado imobiliário, estima-se que mais de 10 propriedades seculares sejam derrubadas, de acordo com o programa Minas Patrimônio Vivo.  Ainda convém lembrar que a problemática social presente no país não ajuda na preservação do patrimônio brasileiro, visto que não existem programas educacionais, que divulguem as culturas de diversas regiões brasileiras. Tais divulgações não faltam apenas nas cidades para os adultos, como também nas escolas para os jovens. Esse panorama emblemático é observado pelo fato de  inúmeros jovens do país não possuírem conhecimentos sobre as tradições brasileiras, fato  este retratado pelo relatório do  Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), divulgado em 215, em que 56 porcento dos jovens não conhecem o Folclore brasileiro.   Ademais, é indubitável que o âmbito cultural, por meio da mídia, tem papel na preservação do patrimônio cultural imaterial brasileiro, porém é notório também a abordagem muitas vezes equivocada dada pela mesma aos costumes de regiões mais afastadas do eixo econômico centro-sul. Tal fato é exemplificado pelas representações esteriotipadas dos nordestinos e dos nortistas, como pessoas com pouco conhecimento, ignorantes e bruscas. Ou seja, não divulgam a cultura de forma verídica e afável.   Infere-se, portanto, que é indispensável para a preservação cultural que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em conjunto com o Ministério da Educação, forneçam na grade curricular escolar, diversas aulas e palestras, abertas ao público, sobre o patrimônio cultural brasileiro, com a finalidade de divulgar a cultura brasileira. Tais palestras teriam exposições, danças e gincanas para a população.  Ademais, o Estado deve promover leis para o aumento da verba destinada a museus.