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Enviada em: 24/03/2019

Conceituando,patrimônio histórico pode ser definido como um bem material ou imaterial que possui significado artístico,cultural ou documental para uma sociedade.Portanto,a preservação de tais bens são de fundamental importância a identidade de aglomerados humanos,fato esse que não observa-se no Brasil.Seja pelo desconhecimento do conceito e de sua importância pela população ou pelo descaso governamental.    Antes de tudo,é cogente analisar que a sociedade brasileira apresenta certa apatia ao patrimônio histórico do país.Acerca dessa premissa,muitos não sabem os bens que são tombados pela IPHAN e como esta a situação desses em termos de preservação,facilitando o descaso governamental.Em particular,essa condição deve-se ao "complexo de vira-lata" presente no brasileiro,termo criado pelo escritor  Nelson Rodrigues,expondo que a população demonstra uma aversão a cultura nacional e em contra partida uma valorização da estrangeira.Desse modo,o Brasil ignora os ideias dos escritor francês Malraux de que "a cultura,sobe todas as formas de arte ,de amor e pensamento,através dos séculos,capacitou o homem a ser menos escravo".       Ademais,os incêndios que destruíram o Museu da Língua Portuguesa e o Museu Nacional,são exemplos  do descaso governamental em relação ao assunto.Com efeito, sem a conservação adequada o patrimônio histórico brasileiro acaba deteriorando-se,sendo vítima de vandalismo e até  furtos,devido a falta de investimentos nos sistemas de segurança.Nesse ínterim,o brasileiro por falta de conhecimento ,acaba por perder sua identidade histórica e cultural, perdendo aquilo que caracteriza o Brasil como nação.         Diante do exposto,para solucionar a problemática cabe ao estado por meio do Ministério da Cultura e do IPHAN elaborar campanhas de divulgação de informações sobre o patrimônio histórico,seu conceito,impotência e localização, o último pode ser feito por meio de guias que sinalizem onde se encontram os bens tombados,para que assim a população desenvolva uma empatia sobre o assunto.Ainda,compete ao MEC em consonância com as escolas abordar o tema em sala de aula,com vista a formar um público,por meio de visitações a locais históricos,com o intuito a incentivar a identificação e valorização da cultura nacional.