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Enviada em: 23/04/2019

A produção cultural brasileira teve como uma de suas raízes o Barroco, no auge da mineração aurífera, tendo como um de seus expoentes o escultor Aleijadinho. Além disso, no período em que a família real atracou nos portos nacionais, iniciou-se a construção da Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro. Dessa forma, nota-se que a terra tupiniquim é dotada de um vasto patrimônio histórico, contudo, na maioria das vezes, sofre descaso por parte da população, que corrobora o abandono local e cobra minimamente ações efetivas do Estado.        Com efeito, de acordo com a Teoria Crítica, do filósofo Theodor Adorno, representante da Escola de Frankfurt, a indústria cultural está passando por um processo de massificação, que torna a população alienada. Consoante ao disposto, percebe-se o advento da cultura de massa em detrimento de outras formas de arte menos lucrativas para o mercado consumista. Por conseguinte, ocasiona-se uma desvalorização do "clássico", em que vastos patrimônios passam por um amplo processo de esquecimento e abandono.          Outrossim, na obra de Immanuel Kant, filósofo moderno, é atestada a tese de que o conhecimento é pautado no campo de visão pessoal. Em conformidade a isso, é notória a importância de possuir acesso à determinada informação para assim obter respaldo acerca do assunto. Portanto, percebe-se a necessidade de divulgar amplamente tais propriedades históricas para que sejam devidamente impulsionadas em seu valor real, e assim possa existir o apelo popular por sua preservação e pela efetividade das leis vigentes, como a Lei Rouanet.           Destarte, é preciso reformar a educação social e cultural com ações concretas. Com base nisso, é dever do Ministério da Educação em parceria com o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, promover palestras nas escolas e de forma online nas redes sociais públicas, as quais discorram acerca da riqueza e da importância do patrimônio histórico do país, com a participação de historiadores e artistas, além de possuir sessões interativas ao final, como um tour virtual pelas mais importantes propriedades públicas. Dessa forma, é possível criar uma geração atenta ao valor de tais obras, e tornar artistas como Aleijadinho verdadeiros heróis nacionais.