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Enviada em: 27/04/2019

A "youtuber" Débora Aladim promove em seu canal uma sequência de vídeos que contam a história do Brasil pelo próprio país. Isso faz com que o conteúdo passado se torne mais atrativo, além de apresentar o patrimônio cultural de forma mais acessível. Nesse contexto, evidencia-se a importância desses bens, principalmente por unir a população com a sua identidade cultural. Contudo, o descaso e abandono das autoridades têm prejudicado esses símbolos históricos, que estão em ruínas. Desse modo, é fundamental que haja a valorização e a preservação deles.          Em princípio, vale destacar que o Brasil é um país muito diverso, e justamente por possuir um território grande, moldou diferentes costumes e inúmeras manifestações culturais. Essas são apresentadas em parques, cidades, igrejas e museus, e alguns desses bens foram determinados pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. Um exemplo disso é a Cidade Histórica de Ouro Preto, que foi um importante episódio da Inconfidência Mineira. Entretanto, por conta da negligência do governo e da falta de investimento na manutenção das estruturas, essas estão prestes a desaparecer.         Tal constatação fica evidente pelos acontecimentos dos últimos anos, como o Teatro Cultura Artística, o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu Nacional, os quais todos sofreram com os incêndios. Mas a maior manifestação de descaso é dos empresários brasileiros que não participam da valorização histórica do Brasil. Diferente da ação ocorrida em Paris na Catedral de Notre-Dame, na qual mesmo antes dos bombeiros finalizarem o serviço, algumas empresas já haviam doado milhões de euros para fazerem os reparos.            Portanto, medidas são necessárias para mitigar essa problemática. Para tanto, cabe ao Ministério da Cultura, juntamente com escritórios de arquitetura, desenvolver projetos de reestruturação e preservação. Isso pode ser feito com o direcionamento de investimentos para empreiteiros com conhecimento e tecnologia para esse tipo de serviço. Além disso, a Mídia pode divulgar a beleza desses patrimônios para incentivar o turismo e investimento empresarial. Assim, a cultura brasileira não será esquecida, mas contemplada.