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Enviada em: 03/05/2019

A Declaração Universal dos Direitos Humanos ( DUDH), promulgada em 1948, prevê o acesso de todo cidadão à educação. No Brasil, entretanto, a falta de preservação do patrimônio histórico cultural representa um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada pela sociedade. Nesse sentido, é fulcral analisar as principais causas, consequências e possível medida para a resolução do impasse.     Inicialmente, é viável destacar a falta de atuação do estado como uma das principais contribuições à precária conservação do acervo histórico brasileiro. Nesse segmento, como indicado pelo portal de notícias g1, o poder público passou a cortar gastos com a educação, afetando assim, os investimentos destinados à manutenção de museus, por exemplo. Diante disso, é inadmissível que com uma alta cobrança de tributos e impostos praticados pelo governo, o estado não seja capaz de garantir a perpetuação de uma herança histórica ao povo brasileiro.     Ademais, segundo o educador Paulo Freire, se a educação por um lado não pode mudar o mundo, por outro, a ausência dela torna-se inviável qualquer mudança. Nessa perspectiva, vê-se o legado da negligência do direito à educação, tendo em vista que de acordo com publicações da revista Veja, por conta da situação presente no âmbito do investimento governamental mais de 40% dos cidadãos não possuem a oportunidade de conhecer de forma intrínseca a história do país. Desse modo, é inconcebível que um país signatário da DUDH sonegue diariamente um direito garantido na constituição.     Dessarte, vê-se portanto a iminência da resolução do impasse tendo em vista que este representa consequências irreparáveis ao corpo social. Portanto, cabe ao poder legislativo, através do Ministério da Educação, a elaboração de leis que promulguem a existência de palestras em escolas e universidades, a fim de auxiliar no conhecimento dos estudantes acerca da importância da preservação do patrimônio histórico. Espera-se com isso, promover a mudança da sociedade proposta inicialmente pelo educador Freire.