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Enviada em: 30/06/2019

A Declaração dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela ONU (Organização das Nações Unidas), assegura a todo cidadão o direito à vida, ao bem-estar social e ao direito à cultura. No entanto, o cenário visto pela preservação do patrimônio histórico cultural brasileiro impede que isso aconteça na prática, devido não só ao descaso com a segurança desses patrimônios, como também pela educação do país que poderia influenciar positivamente no controle dessa situação.  Cabe, a princípio, ressaltar uma das causas desse problema. Para o sociólogo Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que conhecer o contexto que se encontra, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. De maneira análoga a esta reflexão, evidencia-se a necessidade que certos setores da sociedade melhorem, a exemplo da segurança do patrimônio cultural da sociedade que se encontra fragilizada no Brasil, para que o cenário visto pela preservação cultural modifique-se positivamente e deixe de ferir os direitos internacionais.   Ademais, é indiscutível que o ensino escolar também é fator determinante desse transtorno. Entretanto, ainda faltam medidas efetivas por parte das autoridades competentes para que essa conduta seja alterada. Nesse sentido, conforme o pensamento de Nelson Mandela de que " Apenas a educação é capaz de mudar o mundo" encontra-se deturpado no país à medida que os investimentos destinados à educação só decrescem e são insuficientes para suprir a necessidade do ensino médio e fundamental.  Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o governo, em parceria com o Ministério da educação e cultura, acrescente punições mais rigorosas aos vândalos que destroem esses patrimônios e ao currículo escolar  matérias relacionadas a história cultural do brasil, por meio de investimentos e de uma ampla divulgação midiática, através de discursos em escolas, entrevistas em jornais, propagandas televisivas e debates sociais. Nesse contexto, o intuito de tal medida serve para conscientizar, combater e amenizar o transtorno.