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Enviada em: 30/07/2018

O modelo de transporte público brasileiro é fruto das ideias e influências do ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubistschek, que governou de 1956 a 1961. Seus princípios eram fundados na idealização que o desenvolvimento de uma nação se dava pelo crescimento de rodovias. Essa forma de pensamento trouxe diversas consequências negativas à sociedade brasileira.         Em primeiro plano, é válido ressaltar que o transporte púbico no Brasil estrutura-se, principalmente, no uso de ônibus. Porém, embora essa seja a principal forma de locomoção para trabalhadores e estudantes, esse tipo de condução encontra-se lesado, seja pela falta de manutenção nos veículos, seja por falta de investimentos pelo Estado que tem se mostrado ineficiente ao suprir as necessidades básicas de uma sociedade. Nesse âmbito, os mais prejudicados são os que utilizam diariamente esse aparato público. Em decorrência disso, a insatisfação dos passageiros que pagam caras passagens e têm péssimas condições de transporte, planejam cada vez mais a obtenção do carro próprio, elevando, dessa forma, maiores congestionamentos nas grandes cidades.         Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescente fluxo de carros nas cidades tem causado estresse e reduzido a qualidade de vida dos cidadãos, pois esses encontram-se infelizes e insatisfeitos por pagarem altos impostos e não verem retorno a curto e longo prazo. Esse sentimento de impotência somado a outros problemas sociais, como a violência urbana, tem acarretado diversas perdas de brasileiros que tentam uma vida mais tranquila em países desenvolvidos. Fica claro, portanto, que ações governamentais eficazes seriam um grande incentivo a manter uma harmonia nos centros urbanos.          Visto isso, faz-se necessária a reversão de tal contexto. Para isso, é preciso que o Poder Público promova melhorias nos transportes, por meio de manutenção frequente dos veículos e no aumento de frota de ônibus circulando nas horas de pico, a fim de reduzir a super lotação e promover uma viagem confortável. Aliado a isso, é interessante que o Governo Municipal com instituições de ensino, disponham de incentivos às caronas solidárias entre seus estudantes, por intermédio de debates e de grupos de Whatsapp, para que haja uma redução do número de carros em tráfego; amenizando, assim, estresse de trânsito.