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Enviada em: 04/07/2019

Mais do que um problema atrelado a carros,a mobilidade urbana é todo um conjunto de regras imprescindíveis para o bom deslocamento nas cidades.No Brasil hodierno,entretanto,a negligência governamental e social impedem essa eficácia ao se analisar os desafios do transporte público como a superlotação e congestionamentos frequentes.Com efeito,torna-se prudente o apoio do Estado e da própria população no combate à problemática.      Primeiramente,ao avaliar a crise no transporte público brasileiro por um prisma estritamente histórico, notabiliza-se a denominada "macrocefalia urbana", ocorrida no século XX,a qual se refere a construção descomedida de periferias e favelas sem o planejamento adequado.De maneira análoga,entende-se que,devido à distância que muitas dessas moradias possuem dos centros das cidades,torna-se comum a superlotação em ônibus e demais veículos livres,uma vez que boa parte do povo consome mais tempo para se deslocar.Dessa forma,cabe ao Governo elaborar estratégias para facilitar a gestão e bem-estar no trânsito a fim de equilibrar o retardo causado no passado.    Outrossim,a negligência de várias pessoas também é um fomentador do impasse,haja vista o privilégio aos transportes individuais mediante a praticidade e conforte que esses oferecem.Segundo Durkheim,precursor da sociologia,o fato social denomina-se como a maneira coletiva de agir e pensar. Sob esse pressuposto,é factível dizer que o consenso brasileiro corrobora a perpetuação de um trânsito caótico com congestionamentos prolongados de veículos.Desse modo,percebe-se a necessidade em trabalhar a conscientização social para instigar a utilização de transportes coletivos.     Destarte,faz-se necessária a ação do Estado e da sociedade para atenuar os problemas no transporte público citadino.Diante disso,o Governo Municipal deve,por intermédio das verbas destinadas à mobilidade urbana,investir em maiores quantidades de transportes acessíveis a fim de diminuir a superlotação,além de mitigar os engarrafamentos por meio da ampliação das ruas.Não obstante,a mídia pode influenciar a população a optar veículos coletivos aos individuais através da divulgação do tema em jornais com a função de facilitar a mobilidade nas cidades.