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Enviada em: 18/07/2017

O Brasil enfrenta graves problemas em relação a mobilidade urbana.Nas cidades, o transporte público está sucateado, em virtude principalmente do baixo investimento que esse setor recebe.Entretanto, essa problemática, construída historicamente, precisa ser resolvida para que o transporte coletivo se torne eficiente e atrativo.                                                                   Em meados do seculo XX, Juscelino Kubitschek desenvolveu o chamado Plano de Metas, que tinha por objetivo industrializar e modernizar o país.Assim sendo, JK estimulou a vinda das multinacionais automobilísticas para o Brasil, porém essas exigiram que o Brasil adotasse como principal modal o rodoviário.Portanto, em decorrência de inúmeras propagandas, o automóvel particular virou símbolo de modernidade, fato esse que contribuiu para um descaso do governo com o transporte coletivo.Essa conjuntura, ocasionou  a construção da ideia do ônibus, por exemplo, como algo pejorativo e retrógrado.                                                                                  Além disso, o Estado não investe de forma significativa na construção de um transporte público de qualidade.Em virtude disso, o acúmulo de carros nos centros urbanos brasileiros geram engarrafamentos quilométricos.A população pobre é a que mais sofre com o descaso, das empresas contratas e do governo, em relação ao transporte coletivo, já que essa é a principal usuária.Os preços desse serviço muitas vezes são abusivos e também não condiz com o serviço prestado ,assim  como a frota de ônibus, por exemplo, ser quase sempre inferior a demanda.                 Em suma, o Estado deve assegurar que a taxa cobrada no transporte coletivo seja condizente com o serviço prestado e também com a renda da maioria da população.Assim como, a mídia deve desconstruir, por meio de propagandas, a ideia de que o transporte público é retrógrado e mostrar, pelo contrário que esse diminui o engarrafamento.Também é primordial, que as empresas licenciadas disponibilizem uma quantidade de transporte que supra a demanda. Assim enfim, as pessoas que não usam o coletivo passarão a ser atraídas por suas vantagens.