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Enviada em: 08/08/2017

O imperialismo norte americano foi essencial para que a maior parte dos meios de transportes brasileiros sejam rodoviários, uma vez que incentivou a construção de muita rodovia no Brasil, principalmente pelo presidente J. Kubitschek, a fim de instalar indústrias de automóveis em nosso país. Sendo assim, a cidade de São Paulo apresenta sérios problemas no transporte público, majoritariamente, rodoviário.   A falta de diversidades de meios de transportes na megalópole é o motivo do sistema rodoviário e metroviário não suportar a mobilidade diária da população, por isso o transporte público da cidade é precário, com engarrafamentos no trânsito e superlotações nas estações e metrôs. Diante disso, repara-se a necessidade da ampliação da rede metroviária, criação de novas estações, além disso é importante a implantação de linhas concêntricas e não só linhas radiais, pois, deste modo, os passageiros teriam mais opções de caminhos e menos concentração de pessoas. Vale lembrar que com o melhoramento do transporte metroviário menos pessoas optariam por encarar o congestionamento do trânsito da cidade de carro.   Entretanto as medidas citadas não bastam para melhorar a atual situação, a cidade precisa também suprir a falta de outros meios de transportes. Primeiramente, deve-se aproveitar melhor o potencial hidroviário do relevo paulista. Assim como os Bandeirante usaram o Rio Tietê para explorar o interior do continente, nós também poderíamos usar os rios para o transporte, construindo portos fluviais em cidades mais importantes. Outrossim, ciclovias e ferrovias também devem ter sua malha estendida pela cidade. Vale acrescentar também que tais meios são muito mais ecológicos e baratos comparando com as rodovias.   Portanto, ações são necessárias para resolver o problema. Em primeiro lugar, a ampliação das redes de ciclovia, ferrovia e metrovia deve ser feita pela prefeitura e governo de São Paulo em parceria com iniciativas privadas, assim como a Av.Castello Branco foi reformada com ajuda da empresa CCR Via Oeste. Além disso, a CPTM deveria criar novas linhas concêntricas para aumentar as possibilidades de rotas pelos passageiros. Por fim, a construção de um sistema de transporte fluvial é o maios desafio a ser cumprido,devendo ser cumprido através do investimento dos três níveis do governo, federal, estadual e municipal.