Proteção da Floresta Amazônica: dever do Brasil ou do mundo inteiro.

Envie sua redação para correção
    Os temas ambientais são,frequentemente,debatidos na ONU e demais órgãos mundiais. Aquecimento global e a redução de gases de efeito estufa são os principais e mais importantes assuntos discutidos. Entretanto,há alguns anos,a proteção da floresta Amazônica  ganhou espaço significativo na pauta de países de todo o mundo. O aumento do desmatamento e das queimadas são os principais motivos de preocupação.
      Segundo dados do INPE,houve aumento de 13,7% do desmatamento da Amazônia somente nos últimos dois anos. A principal causa do desmatamento é o comércio ilegal de madeira. A criação do Fundo Amazônia em 2006 ainda não surtiu efeito na prática e países da União Europeia se engajam cada vez mais para reduzir o desmatamento na maior e mais importante floresta tropical do mundo.
      Com efeito,evidencia-se ainda o crescente número de queimadas na área florestal. As queimadas são causadas pela agricultura e pecuária,para pastagens de gados e plantação de soja. A floresta Amazônica produz cerca de 20% do oxigênio em todo o globo e está sendo reduzida aos poucos,com pouca preocupação do governo brasileiro,para agradar a bancada ruralista no Congresso.
      Em suma,a Amazônia está sendo devastada gradativamente,gerando graves problemas ambientais. Um caminho para a redução do desmatamento da floresta Amazônica é a criação de um órgão competente, ,através do Ministério do Meio Ambiente, que fiscalize,dia e noite,as ações dos criminosos. Desse modo,a proteção da floresta Amazônica será fortalecida e,aos poucos,reduzir o desmatamento e aumentar a preservação.