Proteção da Floresta Amazônica: dever do Brasil ou do mundo inteiro.

Envie sua redação para correção
    Já dizia Theodore Roosevelt " É nosso dever proteger o maior patrimônio nacional, pois a nação que destrói o seu solo, destrói a si mesma". Nos dias de hoje, esse pensamento parece ser ignorado. Nesse contexto, pode-se citar a crescente destruição da Floresta Amazônica, acão que representa uma ameaça tanto nacional quanto mundial.
         Em primeira instância, é essencial citar que segundo um artigo divulgado pelo cite G1, por sua extensão e propriedades, a Amazônia contribui para estabilizar o clima global. Além disso, sabe-se que esta região é a floresta com maior biodiversidade do mundo. Por outro lado, Estima-se que o desmatamento seja responsável por quase 20% do total das emissões anuais globais dos gases causadores do efeito estufa( BBC Brasil). Nesse interím, infere-se que a preservação e o combate a exploração deste bioma é imprescindível para a manutensão e contribui de maneira ímpar para a continuidade da vida na terra.
       Em segunda análise, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a amazônia mantêm o clima ameno no coração do continente sul-americano. No entanto, o desmatamento progressivo da floresta e a degradação decorrente de atividades exploratórias na região estão destruindo essa capacidade de regulação climática, o que pode  levar a mudanças abruptas e profundas no clima do continente, como, por exemplo, a prolongada estiagem que São Paulo viveu em 2014.
       Portanto, para conter os avanços da indevida exploração do bioma mais importante do mundo, urge que o Governor Federal em parceria com o Ministério da Justiça implantem medidas para fiscalizar e combater as ações do agronegócio e reduzir a exploração mineral na região. Com o fito de proteger a floresta e sua biodiversidade, bem como, evitar queimadas e o  desmatamento. Também, as mídias devem incentivar o pensamento ecológico. Em suma, cabe  a sociedade refletir sobre a maneira como lida com o consumo e como isso afeta o meio ambiente. Dessa forma, o maior patrimonio nacional ,como o referenciado por Roosevelt, será preservado.