Proteção da Floresta Amazônica: dever do Brasil ou do mundo inteiro.

Envie sua redação para correção
    Todos ao auxílio de um bem maior.
          Famosa por sua biodiversidade é considerada a maior floresta tropical do mundo, faz parte de vários países, sendo no Brasil onde se concentra a sua maior parte. Pouco povoada, mas muito admirada, porém não muito conservada. A Floresta Amazônica, vista pelos países do mundo inteiro como uma área de desmatamento e industrialização. Aos poucos está perdendo sua fauna e flora.
    
          De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que faz o monitoramento da Amazônia desde 1988, afirmar que 97% das áreas desmatadas se concentram nos estados Brasileiros, sendo 48,54% só no Pará. Um outro fator que ameaça a mata amazônica e também a camada ozônio, que protege a terra dos raios ultravioleta emitidos pelo sol, são as queimadas, que causam mais de 75% da emissão de gás carbônico no Brasil de acordo com o G1.
          Na Amazônia existem várias industrias de países diversos, que poluem o meio ambiente e também as águas, fábricas essas que tiram como matéria-prima o que o que o arvoredo tem a oferecer, como a madeira e não a repõem. Isso impacta em inúmeros problemas de poluições atmosférica, já que as folhas das árvores ao fazerem fotossíntese liberam oxigênio (O2) e absorvem dióxido de carbono (CO2) que é um dos principais gases do efeito estufa (aquecimento térmico da terra), que causa derretimento das calotas bolares e consequentemente afetas os animais do polo ártico. 
          Diante desses problemas vemos que a proteção da Amazônia é um dever de todos, já que muitos países usufruem do que ela tem a oferecer e a mesma contribui bastante para o planeta terra. medidas devem ser tomada para a sua conservação, como leis mais firmes de preservação e segurança via satélites para o monitoramento, impedindo assim uma grande devastação da matagal.