Envie sua redação para correção
    Promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, a Declaração Universal dos Direito humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. Conquanto a incidência da falta de proteção com a floresta amazônica, que por sinal é a maior do mundo, e o fim desse bioma prejudicaria não só a população brasileira, mas todos seres vivos do mundo, impossibilita que toda população da terra desfrute do direito universal na prática. Nesse contexto, não há dúvidas de que a proteção da floresta amzônica é um desafio no Brasil e no mundo o qual ocorre, infelizmente, devido não só aos governos, mas também as escolas.
       Desde o Iluminismo, é notório que a sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Todavia, é evidente que em relação a conservação e o uso sustentável no bioma amazônico, nos últimos anos, o ideal iluminista permanece apenas na teoria, pois as emissões de gases do efeito estufa resultantes dos desmatamentos estãoo aumentando. Segundo dados da revista Science (revista científica) umas das mais prestigiadas do mundo,mostra que no Brasil que a área da amazônica  já foi reduzida 73% entre 1961 a 2017.Diante de tal contexto, é inadmissível que, pelo governo brasileiro, não cuidar deste bioma, acabe prejudicando toda raça humana e vida na terra.
       Faz-se mister, ainda, salientar a pouca escolaridade como impulsionador do problema. De acordo com Paulo Freire, educador e filosofo brasileiro, " se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Diante de tal contexto, o governo por não proporcionar uma educação de qualidade nas escolas públicas, acaba ajudando para que muitos cidadãos não saibam a importância da natureza, de acordo com a revista Época, da editora Globo.
       Por tudo isso, faz-se necessário que o Ministério da Educação desenvolva projetos nas instituições de ensino, nas disciplinas de biologia e geografia, sobre a importância de uma floresta tão rica em água, vegetação, vida animal como é a amazônica para toda biosfera, para que dessa forma criem jovens conscientes e diminua o desmatamento das matas brasileiras e internacionais. Ademais, é imprescindível o governo brasileiro e os dos demais países criem projetos de proteção ambiental, assim como Fancis  Bacon, político e filosofo inglês, "só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe". Só então uma sociedade mais consciente e uma melhor biosfera será alcançada.