Proteção da Floresta Amazônica: dever do Brasil ou do mundo inteiro.

Envie sua redação para correção
    A partir do início da Revolução Industrial, século XVII, as transformações nos meios de produção trouxeram grandes impactos no meio ambiente. Nesse sentido, o crescimento das indústrias está relacionado com objetivo de alcançar o lucro máximo, enquanto as questões ambientais são secundarizadas. Dessa forma, a Floresta Amazônica, degradada devido a este contexto, deve ser defendida por todo o mundo, tendo em vista os objetivos do desenvolvimento sustentável associado aos benefícios advindos desse bioma brasileiro.
         Mormente, é importante ressaltar as ações desenvolvidas pela Organizações da Nações Unidas (ONU) para a sustentabilidade. Assim, a ONU, em 2015, estabelece os dezessete objetivos voltados para o desenvolvimento sustentável. Isto posto, proteger a Floresta Amazônica é uma questão de responsabilidade mundial, tendo em visa sua relação com os objetivos propostos.
                Não só esses objetivos, mas também os benefícios que esse bioma oferece para o mundo, faz com que sua preservação ultrapasse as barreiras nacionais. Dessa maneira, a World Wide Fund for Nature (WWF), organização não governamental que trabalha em defesa da vida, ressalta a importância da floresta para a produção do oxigênio, desenvolvimento de medicamentos e conservação da diversidade da fauna e da flora. Por conseguinte, esses aspectos são essenciais para toda sociedade.
                Portanto, é necessário que a ONU, em parceria com o Governo Federal, implante medidas para proteção da Floresta Amazônica. Desse modo, o poder legislativo deve criar uma lei específica de perseveração, incluindo medidas de punição em caso de descumprimento. Além disso, a ONU deve desenvolver uma campanha internacional, ou seja, é fundamental implantar essa temática em sua Assembleia Geral e definir comissões de fiscalização e acompanhamento das medidas de preservação instituídas. Com isso, espera-se reduzir os impactos advindos da Revolução Industrial e salvaguardar esse patrimônio mundial.