Envie sua redação para correção
    A Floresta Amazônica, maior floresta tropical do planeta, é famosa principalmente pela sua rica biodiversidade e pela grande quantidade de água doce localizada na bacia amazônica, recurso essencial para a manutenção da vida na Terra. Tais fatores colocam a região em nível de preocupação mundial, sendo a proteção e preservação da floresta de obrigação não só brasileira, mas internacional, seja pelo aquecimento global, potencializado pela exploração e desmatamento da Amazônia, ou pelo potencial medicinal das espécies não catalogadas do bioma.
    Em primeiro plano, o aquecimento global apresenta-se como um problema a nível mundial, sendo necessário que todos os países do globo ajam em conjunto com o objetivo de impedir a emissão de gases de efeito estufa, sendo o Acordo de Paris um grande exemplo dessa união. Isso ocorre pois o efeito estufa é o grande causador do aquecimento global, responsável por elevar a temperatura do planeta, ocasionando em mudanças climáticas extremas e, por consequência, impactando todo o ambiente do planeta, incluindo a fauna, flora, oceanos e até mesmo a atmosfera da Terra. A Amazônia, por ter um grande estoque de carbono, ao ser desmatada, libera quantidades massivas de CO2 na atmosfera, impulsionando o efeito estufa e prejudicando o mundo inteiro. Assim, a região deve ser protegida por leis internacionais a fim de preserva-la.
    Além disso, a preservação da região é de importância mundial porquê o bioma amazônico possui uma variedade extrema de plantas e animais não descobertos. Segundo dados da ONG World Wide Fund for Nature, menos de 0,5 porcento das espécies amazônicas foram detalhadamente estudadas quanto ao seu potencial medicinal. Dessa forma, a proteção da floresta e o incentivo à pesquisas científicas na Amazônia pode ocasionar na descoberta de curas para diversas doenças contemporâneas, gerando benefícios para a saúde humana a nível global.
    Infere-se, portanto, que a preservação da Floresta Amazônica é de obrigação mundial, cabendo a ONU, organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional, fiscalizar e proteger a região da Amazônia com a criação de novos acordos entre os países, como o Acordo de Paris, com o intuito de promover a conservação do bioma. Ademais, é imperativo que ONGS como Green Peace e a WWF combatam ativamente qualquer tentativa de exploração da floresta, denunciando atividades de exploração ilegais na região aos órgãos internacionais. Dessa forma, conclui-se que por meio da cooperação mundial é possível preservar a maior floresta tropical do mundo.