Proteção da Floresta Amazônica: dever do Brasil ou do mundo inteiro.

Envie sua redação para correção
    O menino do dedo verde é um livro escrito pelo francês Maurice Druon, que conta a história de um garoto de oito anos cujos pais decidem que a melhor forma de aprender sobre a natureza é cuidar do seu jardim, desta forma, semelhante ao livro, a proteção da Floresta Amazônica torna-se necessário. Por conseguinte, apesar da Constituição Brasileira assegurar leis que protejam a Floresta Amazônica, não se encontram plenamente desenvolvidas pela sociedade, sendo necessário a aplicação de medidas que resolvam o problema. 
         Em primeiro plano, é indubitável ressaltar o descaso da sociedade com a Floresta Amazônica, nesse âmbito, José Saramago em sua obra ''Ensaio sobre a cegueira'', caracteriza o desinteresse da população frente aos problemas sociais, destarte, de maneira análoga, as pessoas estão fechando os olhos para as intempéries que a Floresta Amazônica vem sofrendo, sendo um deles o desmatamento. Isso é intensificado devido a carência de políticas públicas, tanto propostas pelo Brasil quanto pelo resto do mundo, que auxiliem o indivíduo a proteger a Floresta Amazônica, explicando-lhe que a proteção da Amazônia, de maneira sustentável, é essencial e ensinando-lhe como ser um indivíduo consciente. 
         Ademais, é de suma importância citar que, de acordo com O Globo, o Brasil é o país que mais altera as leis que deveriam proteger a Floresta Amazônica, nesse sentido, foi criado  pelo Governo Brasileiro, o Fundo da Amazônia que visava a contribuição voluntária de países em desenvolvimento, para a redução de emissões de gases do efeito estufa e desmatamento. Em virtude disso, como foi supracitado, a questão constitucional mostrou-se presente, no entanto, seguindo o pensamento do filósofo Immanuel Kant de que o princípio da ética é agir de forma que essa ação possa ser uma prática universal, é necessário que haja uma colaboração entre a sociedade, com o intuito de preservar e proteger  o meio ambiente e a Floresta Amazônica.
        Portanto,  a conscientização  por parte das pessoas é necessária, entretanto, a mesma deve ser adquirida na infância , logo, o Brasil em parceria com os outros países do mundo deverão promover palestras, nas escolas, que abordem causas e consequências da não proteção da Floresta Amazônica. Além disso, os mesmo países que contribuíram com o Fundo da Amazônia deverão aprimorar o mecanismo de forma sustentável, desenvolvendo o sistema de monitoramento e controle das atividades presentes na Floresta Amazônica, desde o desmatamento descontrolado  à agropecuária . Desta forma, análogo ao livro , a Amazônia será o jardim protegida por todos.