Proteção da Floresta Amazônica: dever do Brasil ou do mundo inteiro.

Envie sua redação para correção
    A floresta Amazônica ocupa 40% de todo território sul-americano, sendo que sua maior parte se localiza no Brasil. Portanto, é nosso dever preservar seu ecossistema, uma vez que é incontestável sua importância ecológica para o mundo inteiro.
           Primeiramente, a Bacia Amazônica contém cerca de 20% da água doce da superfície do planeta, assim como 20% das espécies de fauna e flora existentes. É também a maior floresta megadiversa, cujo desmatamento provocaria diversos problemas, como mudanças climáticas e risco de extinção para certas espécies.
          Ademais, é preciso olhar como exemplo a Mata Atlântica, bioma brasileiro cuja área total fora reduzida em mais de 80%. Dito isso, percebe-se que a Floresta Amazônica caminha no mesmo sentido, uma vez que, em território brasileiro, limita-se agora a 70% de sua área original.
              Com o intuito de preservar tal meio, houve a criação da OTCA, bloco socioambiental constituído pelos países que partilham o território Amazônico. Entretanto, de 1961 a 2017, houve 115 alterações de leis ambientais pelos noves países, sendo 66 delas no Brasil, afetando 11 milhões de hectares em território nacional.
            Por isso, é necessário mudanças nas leis ambientais por parte do Governo Federal, para restringir ações de empresas na Amazônia. Assim como realizar uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente, para conscientizar toda a população por meio de campanhas e propagandas, enfatizando a importância desse bioma não só para nós, como para o mundo.