Envie sua redação para correção
    Compartilhamento pelo futuro
    De acordo com o Itamaraty, a floresta amazônica é o habitat natural de 20% da vida existente e também a maior floresta equatorial do globo. Com base nisso, muito se discute sobre quem deve ser o responsável pela conservação da área. Se é dever do Brasil ou do mundo inteiro. Para responder essa questão é preciso a análise das realizações brasileiras na região, bem como a sua importância para as nações do mundo todo.
    Em primeiro lugar, ao longo da construção da identidade brasileira, as matas sempre obtiveram um papel de destaque, prova disso é a sua representação através da cor verde na bandeira republicana. Por outro ado, os governos brasileiros sempre buscaram meios para flexibilizar a legislação ambiental, assim afirma um relatório da ONG Conservação Internacional.
    Em segundo lugar, dado o seu papel chave no desempenho de filtragem e reprocessamento do gás carbônico global, a floresta foi apelidada de "Pulmão do mundo". Outro fator de intensa importância é sua rica biodiversidade, que configura um possível polo de pesquisa na ciência da natureza.
    Dado o exposto, cabe ao mundo inteiro colaborar na conservação da floresta através de recursos tecnológicos e financeiros, com o intuito de desenvolver atividades econômicas que não necessitem da ampliação do desmatamento. Bem como ao Governo Federal, o reconhecimento da importância da região para o planeta. Apenas assim, poder-se-à construir um futuro sustentável para a maior floresta equatorial do globo.