Envie sua redação para correção
    De acordo com o poeta chileno, vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1971, Pablo Neruda,o homem é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.Por conseguinte, os resultados da degradação parcial da Floresta Amazônia, tem se manifestado ao longo de toda a história da humanidade, sendo necessário a implantação de medidas para preservação e conservação desse bioma.
       Em primeiro plano, é fundamental ressaltar, que a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta, e também o maior bioma brasileiro, ocupando 40% do território sul-americano, dividindo suas riquezas naturais com sete países, além do Brasil.
        Em segunda análise, percebemos que apesar do Brasil ser o país que mais causa a degradação da Amazônia com o desmatamento por exemplo, a responsabilidade de preservação  do bioma envolve todo o planeta, uma vez que a floresta contribui significamente para o desenvolvimento econômico e é responsável por uma parcela consideração no que tange as mudanças climáticas de toda América do Sul.
        Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, cabe ao governo brasileiro em parceria com os outros países que fazem parte desse ecossistema, desenvolver e fiscalizar leis de proteção ambiental para preservação da Amazônia. Além disso, é imprescindível que a mídia, divulgue através de comercias, seriados e novelas os reflexos da má utilização dos recursos naturais na sociedade.