Proteção da Floresta Amazônica: dever do Brasil ou do mundo inteiro.

Envie sua redação para correção
    É incontrovertível que a Floresta Amazônica é um dos principais tesouros naturais que o ser humano possuí, abrigando cerca de centenas de espécies e flora única. Ao passo que a sua importância cresce mais a cada dia na sociedade hodierna, mais se cresce os números alarmantes de incêndios e espaços  cedidos para ações agropecuárias.
    A princípio, sempre há grandes discrepâncias sobre a real responsabilidade do Brasil ou mundial perante com a floresta amazônica. O fato indubitável é que os casos de incêndios ocorridos na floresta estão tomando proporções enormes, recentemente, noticiado pelo Jornal Nacional, o número de incêndios aumentaram cerca de 82% em relação ao ano passado. Em vista disso, governos da Alemanha e Noruega cortaram mais de 150 milhões de investimento para a preservação da floresta.
    Em contrapartida, com o crescente número populacional, a demanda por alimentos só cresce, principalmente em relação a carne. Desse modo diversas terras dentro da floresta estão sendo cedidas para a criação de gados ou plantação de soja, visto que, de acordo com o site G1, cerca de apenas um boi consome 2 toneladas de soja no Brasil. Outrossim, com o aumento das queimadas e áreas sendo usadas para outros fins, se faz eminente a real necessidade de ações interventorias para redimir essa destruição, a sua preservação é crucial para a vida planetária, logo é uma responsabilidade global.
    Em suma, visto aos problemas supracitados, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente em contrapartida com o Ministério de Relações Internacionais criem projetos e leis severas, por meio do poder legislativo, para a proteção e preservação da floresta. Seguidamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária devem criar projetos para melhor aproveitamento de área cedida para o gado. Em uma reportagem mostrada pelo programa Fantástico, o mundo tem doze anos para reverter problemas climáticos e garantir a vida na terra, cabe ao ser humano mudar isso.