Envie sua redação para correção
    O Brasil é o país que mais altera as leis de proteção à Floresta Amazônica, de 18 milhões de hectares, cerca de 11 milhões foram modificados, por mais que não pertença totalmente ao território brasileiro. A Amazônia é de extrema importância e deve ser preservada, não só pelos países sul-americanos, levando-se em consideração também que se tornam cada vez mais frequentes os crimes ambientais.
          É uma floresta onde há enorme extensão territorial, grande biodiversidade, tanto de fauna quanto de flora, é responsável por estabilizar o clima global, e além disso, é considerada o maior reservatório de água doce do mundo. Estes são fatores de suma importância, mas que não são protegidos e nem levados tão a sério como deveriam, a principal causa é o desinteresse e descaso das pessoas e principalmente de seus países pelo assunto "preservação", o que não deveria de forma alguma acontecer.
          Como dito anteriormente, a falta de responsabilidade para com o meio ambiente, principalmente com relação à preservação, acarreta sérias consequências, sobretudo, aos seres vivos, como são os casos de crimes ambientais. Desmatamento, queimadas, caças ilegais de animais silvestres, poluição, descarte de substâncias tóxicas, destruição de reservas indígenas, são alguns dos tipos de crimes que além de ferirem as Leis Ambientais Brasileiras, geram problemas de saúde, doenças, envenenamentos, extinções de espécies, contribuem para o mercado negro e ainda destroem culturas.
    
          Urge, portanto, que a Floresta Amazônica é patrimônio mundial, e de indubitável importância, por conseguinte, faz-se necessário que haja maior interação e engajamento por parte dos governos de todos os países do mundo, inclusive do Brasil, para com as causas ambientais, tendo como auxílio os órgãos de defesa ambiental, como: Ministério do Meio Ambiente, Greenpeace, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, entre outros, e também por meio de abaixo-assinados, propagandas das mídias, reflorestamento e influências virtuais que mostrem de fato a real situação na qual a Floresta Amazônica se encontra. Além de que precisa-se fazer cumprir as leis, nas quais deverá haver punição severa a quem não as cumprir, como previsto nas Leis de Crimes Ambientais de 1999; para que somente assim, possamos zelar e fazer com que  a Amazônia prospere por inúmeros anos.